Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Anuário Financeiro arrasa contas de Júlia Paula

por pubicodigital, em 09.10.14

Entre todos os municípios do país que se endividaram em 2012 para pagar dívidas (cerca de uma centena), através do PAEL - Programa de Apoio à Economia Local, só em oito se verificou um acréscimo de dívida orçamental a pagar de curto prazo. A "liderar"estes oito municípios está Caminha: esta dívida disparou em mais de 7,1 milhões de euros.

Os números são oficiais e estão publicados no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2013, da responsabilidade da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC). Ontem à noite, o deputado Manuel Carlos Falcão levou o assunto à Assembleia Municipal (AM), e aqueceu a sessão. Na AM falou-se de muitas "contas" e de muitos números, com o PSD e o Executivo a divergirem por norma, mas neste caso não havia desmentido possível. 

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses2013 apresenta uma análise económica e financeira das contas dos municípios relativas ao exercício económico de 2013. O documento é arrasador em relação às "contas" de Caminha, onde o desempenho orçamental é contrário à tendência global. Goraram-se, no caso de Caminha, todos os objetivos que presidiram ao lançamento do programa.

O PAEL, já na parte final do mandato social-democrata, não constituiu a primeira vez que Júlia Paula e Flamiano Martins decidiram endividar a Câmara para pagar outras dívidas. O caso anterior aconteceu em 2009 e também não resultou. O endividamento específico, aprovado no início de 2009, permitiu injectar 2,5 milhões de euros, relativos a dois empréstimos, no âmbito do Programa de Regularização Extraordinária de Dívidas do Estado (PREDE).

 Em conjunto, a Câmara financiou-se em quase cinco milhões de euros para pagar outras dívidas. Os encargos com estes novos endividamentos mantêm-se mas, num e noutro caso, as dívidas dispararam.

 Contas negativas e "milagres" ou "lucros", começam agora a ter explicação, como referimos a propósito da auditoria externa realizada pelo actual Executivo.

 Quanto à OTOC, a que já recorremos como fonte de informação noutras ocasiões, importa dizer que é uma fonte credível e reconhecida e que trabalha em estreita colaboração com o Tribunal de Contas.

O trabalho plasmado nos anuários é pioneiro e fruto de investigação desenvolvida por professores universitários. O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses é, actualmente, uma referência na monitorização da eficiência (ou ineficiência) do uso dos recursos públicos na administração local.

Retirado parcialmente de caminha2000

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:54


18 comentários

De Lucio a 15.10.2014 às 17:27

A Liliana do João Silva e mesmo uma descarada. Faz jus ao pai e a mãe que tem assim como ao titio broncas e atropelados de jornalistas.
Bonito, com o Flamiano a baixar as orelhas e o Narques a abanar o rabo o trio maravilha anda de pau em cima do tolo do Castro e a palhaçada e o que se vê.

De Inconformado a 16.10.2014 às 23:08

Quer dizer o paspalho do Bouças, que agora anda a romper ainda mais os bolsos pelo estaleiro de VPA, quando não é a carregar madeira para a lareira lá de casa.
O Castro agora tem redução de horário por ser da Junta, embora o palerma do Manuel Marques lhe faça o servicinho e a Liliana peça ao partido para lhe escrever uns comunicados.
Isto é mesmo uma tristeza. Passado um ano da derrota, os aprendizes de políticos do PSD ainda não perceberam que perderam e que a estratégia da mentira descarada, glosada pela Júlia Paula não deu em nada, senão na vitória do PS.
O povo não gosta de intrujões, não perceberam? Agora anda um tal "mais caminha" a publicar os textos da Liliana lê nas reuniões de Câmara, aos soluços porque aquilo não é dela. Já nem disfarçam que são eles. Será que o Marques alinha até ao fim.
Percebe-se que o João Silva tenha perdido o tacho, que a filha despedida da Ancorensis não tenha chegado a vereadora a sério, que o resto da família não tenha ido a tempo de entrar nos quadros, mas o Marques é um palhaço - será que queria mais galos, ou o Flamiano não lhe deu os porcos?
Das contas nem vale a pena falar. Já toda a gente percebeu a merda que ficou, só buracos e calos para estes pagarem. O resto são malabarismos e disso já estamos todos avisados. Não nos esquecemos de quando o economista da Póvoa, o Dourado, deu de frosques aos berros, olhem, precisamente com o João Silva. É que o Dourado já tinha sido condenado uma vez por malabarismos na Póvoa e não quis arriscar o pescoço.
Vão-se catar e ainda ganham demais, que assentar o traseiro nas cadeiras nas reuniões dá prémio, e ao fim do mês é um ordenado que o Flamiano, Liliana e Marques levam pra casa.


De Azur a 17.10.2014 às 19:44

A Camara de Caminha tem o pior lote de vereadores desde o 25 de Abril. o unico que escapa é o Lagido porque é um tecnocrata e os outros nem isso são. A moça da ação social é uma pobre ainda pior que a Irene Pacheco ou o Paulinho da viola, o Rui Teixeira está a aprender a fazer contas e os vereadores do PSd até metem pena. A Liliana é um pau mandado do pai e da Júlia Paula, o Flamiano era bom moço mas perdeu completamente o juizo e se tivesse vergonha na cara afastava-se daquele vespeiro. o marques é um vendido que sempre serviu os interesses do seu partido em detrimento dos interesses publicos e em Ancora nunca teve voz reivindicativa, só sabujice ao poder da camara.

De funcionario a 14.10.2014 às 21:42

Eu concordo perfeitamente com o Sr. Antunes os vereadores ~do Miguel Alves são quase todos muito fraquinhos sim porque tem uma exceção mas piores que fraquinhos é ser baldas e péssimo politico que é o caso do Teixeira ele pensa que ser eleito é a mesma coisa que sempre lhe fizeram que foi arranjar-lhe taxos olhe que o Seguro já era e o Alberto Martins já foi, deve ser por isso que ele está de luto e não poe os pés na Câmara sim porque de férias já teve no mês de Agosto e no fim de Setembro e que nem às reuniões de Câmara aparece e se aparece é para mandar devolver facturas armado em contabilista barato mas as dos amiguinhos essas são pagas de imediato oh Miguel Alves se não dás um murro na mesa com esse gajo ele dá-te cabe do mandato em três tempos.
Por falar em baldas lembrei-me da Rosa Sampaio desapareceu teria ido acessorar o Miguel Alves sim porque ela com contrato avença não tem direito a férias ah esquecia-me que isto nela é habitual entra às 11h sai ao meio dia entra às 15h e sai às 16h, e quando o patrão está fora é dia santo na loja, quem teria aprendido com quem? ela com o Teixeira ou Teixeira com ela? poe-te fino Miguel Alves não merecias tão má sorte!!!!!!

De Anônimo a 13.10.2014 às 23:29

Já ouviram a gravação da reunião de Câmara? Esta jabardice do fecho da Segurança Social está lá escarrapachada.
O Castro é um palhaço que vai sair muito malha fotografia. É um coitado de um aldrabarão que nunca soube nem sabe escrever comunicados e assina de cruz o que lhe metem à frente dos olhos.
É um mau funcionário da Câmara que tem redução de horário. Trabalha ainda menos que os outros e vai no paleio do João Silva e da peixeirada.
Mas não acreditemem mim. OUÇAM A GRAVAÇÃO. E TiREM As VOSSAS CONCLUSÕES.
ENTÃO QUEM É O MENTIROSO? OU OS MENTIROSOS?
O PSsos Coelho e a laia do PSD decidiram fechar o serviço e se não fechar e pela intervenção da Câmara.
A gravação anda na Net mas está no Caminha 2000. Ouçam e deixem-se de palhaçadas. Tenham vergonha na put... Da cara.

De Socialista Desiludido a 13.10.2014 às 21:53

Vamos a factos reais e deixemos-nos de comentários parvos e idiotas. Comecemos pelo Teixeirinha. Fraquinho, muito fraquinho. Em Agosto meteu 15 dias de férias, em Setembro mais 15 dias e agora apanha o Miguel de férias e vai aparecendo quando lhe dá nas ganas. Não há dinheiro para pôr os empreiteiros a trabalhar e já diz mal da vida dele. E não esconde. A Secretária dele, também ninguém a vê. A imprensa desapareceu, acabaram-se os comunicados e, claro, os posts. Casualidades. O que vale é o Lagido que vai aguentando um barco a meter água por todos os lados. O Vale de Âncora anda às gargalhadas e até se ouvem por Venade Resta-nos a música e que o Miguel vá para junto do Costa para ver se aparece por aí nova vaga de mar. Pela boca morre o peixe.

De JJ a 11.10.2014 às 21:22

O PSD devia calar-se e andar de cara no chão. E só vigarices - veja-se o caso de âncora onde o Vasco Presa, com o conluio da Câmara vendeu lotes em Labaredas que não existem.
Tenham dó, não há paciência para chulos e vigaristas que continuam a ladrar sem o mínimo senso do ridículo.

De Red Baron a 11.10.2014 às 16:50

Em Vila Praia Ancora anda tudo tolo. Então fazem uma assembleia de freguesia, tudo aprovado sem discussao e às dez e meia acabou a sessão. Que o Castro é bom presidente lá isso é, mas precisa de oposição senão o homem até adormece. apetece perguntar pra que c... foram eleitos???

De Lopes a 10.10.2014 às 21:41

Nunca tive duvidas sobre a má gestão da julia Paula e do PSD. Foram uns abortos que ainda andam a arrotar postas de pescada sem vergonha na cara. Mas isso não serve de consolo para a gestão mediocre do Miguel Alves que se rodeou de putos e manteve os mesmos incompetentes herdados da Julia Paula.

De Léo a 10.10.2014 às 23:54

Eu cA sou de opinião que a gestão da Julia Paula não foi só incompetente foi criminosa e isso está ja muito perto de ser confirmado pelos tribunais.
Vejam o colega PSD presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros condenado hoje a 3 anos de prisão por uma coisa que, comparada, é muito, mas muito insignificante.
O Miguel Alves tem de ter coragem e correr com os chulos e incompetentes. Não sera fácil, mas a coisa tem de ser feita. A ex-presidente da Junta de Vilar de Mouros, uma das dos prognósticos tico, como dizem os outros, já era.

De Antunes a 11.10.2014 às 15:05

Já devia ter sido feita logo que chegou à Camara, mas deixou-se enredar na teia dos psd colocados lá pela Julia Paula e pelo João Silva e nem correu com eles nem colocou nos lugares chave da autarquia gente competente. A cada dia que passa tem menos espaço e autoridade moral para correr com essa gente e o problema agrava-se porque tem uma equipa de vereadores muito fraquinhos.

De O Vilarmourense a 11.10.2014 às 18:09

Essa treta da policia e da pildra já não assusta ninguem porque a espécie de justiça que temos está sempre ao serviço dos poderosos e do poder, senão mais de metade dos políticos e dos gestores ditos de topo (banqueiros incluidos) estavam todos presos. Não seja trouxa, a julia Paula e a cambada de safados e escroques que a rodearam ainda se vão ficar a rir.

De OI a 13.10.2014 às 01:03

Quando as pessoas têm problemas com o sentimento de inferioridade o que sabem fazer é falar sem saber o que dizem. Só para que conste a ex de Vilar de Mouros era uma excelente trabalhadora do município, coisa que já não se poderá dizer de alguns daqueles ou daquelas que na altura nem tinham direito a prognóstico................
Tenho PENA

De Funcionário CMC a 16.10.2014 às 22:55

Opiniões são opiniões, às vezes até em causa própria. Será...?

De Pois é! a 15.10.2014 às 14:12

Que junte a ex presidente de Vilar de Mouros à ex candidata e atual assessora da educação, duas anedotas da autarquia

De anonimus a 17.10.2014 às 10:13

Concordo com o Sr. Lopes, mas a gestão criminosa anterior não pode ser desculpada com a incompetência do atual executivo. Já era de prever que poderia acontecer com a qualidade dos vereadores que o Miguel se rodeou e com o perfil do Miguel que é um político eloquente mas um péssimo lider. Comporta-se como um miúdo simpático apenas com muito jeito e aparência para as câmaras mas muito pouco capaz de dar um murro na mesa e arrumar verdadeiramente a casa. Percebo que não será fácil mas é preocupante a ausência da Câmara de eventos de relevo no concelho. Mandam os miúdos assessores para tirar umas fotos e virar costas e ir embora. É lamentável o que está a acontecer. O único vereador que se poderá salvar é o Lagido de resto é trágico. O Teixeira é o que se sabe, a Ana São João, felizmente está afastada por motivos pessoais se não o caos ainda era maior. Essa senhora é uma dondoca desorganizada e sorridente.

De Anónimo a 30.10.2014 às 10:41

É de rir a situação atual: a comunicação está nas mãos de uma "pseudo-jornalista" com ar de mal-amada, que não sabe escrever e segue agora as pisadas da maluca da Rosa Sampaio. As duas juntas, com o ar de quem lhes falta muito em casa, a falarem mal dos outros, e a lançarem as "notícias" do município, que geralmente são apenas elogios ao Miguel. Por favor, já chega, já caiu a máscara e já toda a gente se apercebeu das tretas das cantigas dele... Agora não é a câmara que faz, é o Miguel! Ó Miguel conta às pessoas quanto gastaste no ano passado, conta!! Isso não contas tu, entre Anselmos e o pior festival de música do país... as tuas mudanças... bem as podes guardar no bolso, tens muita treta mas pouco savoir faire. Depois, na informática continua a mandar o Marco Teixeira... ó meus amigos, afinal ele é de confiança?? Já é de confiança?? Depois do que o PS disse desta gente a agora a camaradagem entre eles... é no mínimo, estranho! Ou possui informações que vos prende o rabo? ou será que continua a fazer o "trabalho sujo"? Biblioteca e museu à deriva: novas obras, para encher o olho. O museu está congelado desde que é dirigido por mais um tachista que continua a mamar. Assim como assim, o museu é tão remoto que nem incomoda ninguém! Depois a Celina na biblioteca... lugares vitalícios, pois então! Nada de novo, como sempre! As mudanças? Estão onde? Ah! nos funcionários que ninguém sabe qual é o trabalho deles como o Aleixo ou o Filipe qualquer coisa, amigo do presidente. E o João Pinto a comandar esta tropa, muito orgulhoso, como se a merda que está a fazer fosse melhor do que o que foi feito até agora! E por trás, o sr. presidente, a fazer bonito para os próximos voos... e o Pinto fica sozinho... talvez continue com a maluca da mulher, que de empregada de limpeza passou a dirigir um teatro! Pensa o Pinto que o presidente o vai levar com ele... vai vai, só se for como bode expiatório da próxima merda que for fazer... e dá sempre jeito que alguém engraxe os sapatos ao presidente, como só o pinto o sabe fazer, como um pai frustrado ou alguém que nunca viu melhor, porque nunca saiu daqui. Felicidades para todos, é o que se quer. Falam da Julia Paula? Mas ó caraças....não era para mudar para MELHOR?

De Anonimus a 10.10.2014 às 10:21

O PSD tem muito medo do passado. Não quer que se fale , não, nho, nho.
Porque será?
E como nas nossas casas: se a família está afogada em dívidas, juros e novas contas inesperadas ou nem tanto, como as sentenças dos tribunais que só por si seriam bastantes para certas pessoas não saírem a rua, minha gente, o passado condiciona o presente a toda a hora e não se pode ignorar. Dói? Temos pena mas é de nós,
O problema é que andam por aí uns esquecidos e alguns criminosos - ainda -a solta.
Vão-se catar.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Outubro 2014

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031



Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D