Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
A melhor Revista de opinião do Concelho de Caminha! Aqui é-se livre de dizer o que se pensa... Participe e fale connosco! A Administração deste blog não se responsabiliza pelo teor dos comentários publicados
A apreensão, há dias, de 20 tonenadas de haxixe a bordo do barco EISKOS, que navegava com bandeira de Portugal, foi uma operação conjunta da Polícia Judiciária ( Direcção Central de Estupefacientes em Lisboa e Directoria de Braga ) com as autoridades espanholas.
A embarcação pertence à galega Pilar Alonso Videira e estava apreendida no Porto de Vigo tendo sido, segundo queixa da proprietária, ' roubada '. Pilar está divorciada de Carlos da Cunha, um português que há anos vive em A Guarda e que, segundo fontes junto da investigação, encontra-se ' por dentro ' do misterioso desaparecimento. Curiosamente, sabe-se hoje que foi detido um tal Carlos, a viver em Seixas, sendo voz corrente nesta freguesia que se trata do marido de uma cabeleireira do concelho de Caminha.
Outro dos detidos portugueses é João Paulo da Silva Porto, conhecido por ' Cartucho ' e que vive em Moledo mas ia dentro do Eiskos. Domingos ' Tolo ', de Vila Praia de Âncora, com antecedentes por narcotráfico, também foi ' agasalhado ' pela Polícia que, no entanto, admite mais detenções nos próximos dias.
De referir que os tripulantes do pesqueiro, mal se aperceberam que iam ser ' assaltados ' pela Polícia numa abordagem em alto mar, entornaram barris de gasóleo na droga com o fim de se queimarem as provas, o que originou uma forte explosão e, consequentemente, feridos que foram hospitalizados o que tem adiado os seus depoimentos.
O que não há dúvida para as autoridades ibéricas é que esta operação de narcotráfico, até pela sua envergadura não só em termos de droga como de meios logísticos e humanos de vários países de sempre conotados com este tipo de negócio, é que só uma rede com grande experiência e profissionalismo podia operar desta maneira.
Tendo sido esta uma ' baixa ' importante para a rede luso-galega dos Viriatos ( Caminha/A Guarda de onde são os seus capos ), resta saber se as detenções chegam ao topo da hierarquia!...
ÚLTIMA HORA ( NARCOTRÁFICO )
CONTINUAM AS PRISÕES
Agora foi a vez de RUI CARLOS GONÇALVES DE ALMEIDA, a residir em SEIXAS, Caminha, divorciado ' formalmente ' de uma cabeleireira que, apesar dessa situação, o foi visitar ao Hospital onde o ex-marido está internado ( sob prisão ) na sequência da explosão quando os tripulantes do EISKOS tentavam fazer desaparecer a droga dificultando desse modo a acusação de narcotráfico. Mas não fica por aqui!... O cabecilha principal continua à solta. Até ver!...
José Luis Manso Preto - Jornalista
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.