Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Contas da Câmara de Caminha “dão lucro”

por pubicodigital, em 16.04.13

Aparentemente, Júlia Paula surpreendeu tudo e todos ao apresentar contas positivas relativamente a 2012, e com um saldo superior aos dois milhões de euros.

A verdade é que a Câmara não pagou os subsídios de Natal e de férias aos funcionários e a "poupança" ajudou, e muito, a melhorar a prestação financeira. Não seria porém suficiente se o resgate, via PAEL, se tivesse concretizado.

Mas isso não aconteceu e, assim sendo, os mais de cinco milhões de dívidas de água ficaram no papel, guardados na mesma conta de provisões e riscos do ano passado, numa espécie de limbo, que dá pelo nome de "previsões para riscos e encargos". Com as dívidas e mais uns "pozinhos" (dívidas a terceiros médio e longo prazos pouco esclarecidas), o montante inscrito nas "provisões" em 2012 é de quase sete milhões de euros.

Entretanto, depois de muita discussão sobre o pedido de resgate através do Programa de Apoio à Economia Local (PAEL), precisamente para pagar parte do montante de água em dívida, cujo contrato Júlia Paula assinou com o então ministro Miguel Relvas, a 16 de Novembro de 2012, ainda nada aconteceu de concreto e que afecte os resultados.

Os cerca de 2,3 milhões de euros que hão-de engrossar o passivo da Câmara, não chegaram até 31 de Dezembro do ano passado e, segundo Júlia Paula, não chegaram mesmo até hoje. Com o problema do visto do Tribunal de Contas resolvido irão certamente fazer mossa quando se apresentarem os resultados de 2013.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:51


17 comentários

De Luciana a 30.04.2013 às 12:39

Até que enfim que o PS mostra que está nisto para ir em frente e que tem garra para correr com estes vadios. Se há suspeitas mandem-se os documentos para as entidades competentes para os fiscalizar.
Gostei. Claro que a Câmara não dá lucro - é só buracos.
Claro que o Dourado foi embora porque não pactuava mais com o desgoverno e as engenharias que varrem lixo para debaixo do tapete.
Claro que não bastou o confisco dos subsídios dos funcionários, ordenado pelo paspalho do Coelho, para as contas serem positivas.
Claro que é tudo mentira.
Força PS, força Miguel Alves. O Flamiano é um trouxa e uma marioneta na mão dos bandidos.
Mas as mentiras já não pegam.
Temos Homem - Miguel Alves.

De o caminhense a 30.04.2013 às 22:15

Como expectante da pujança do PS fiquei aterrorizado com o comunicado sobre as contas das Câmara! Até um aluno da 4ª classe fazia melhor leitura de um documento de prestação de contas. Assim não vamos lá, não podemos dar tiros nos pés, e este comunicado do PS descredibilizou o próprio PS de Caminha. Uma coisa é ser oposição outra coisa é pensar-se que os cidadãos de Caminha se revêm nos argumentos do comunicado do PS que está no Facebook. Tenham calma e não façam tantas asneiras nem precipitações porque os argumentos utilizados na assembeia municipal, para votar contra, são incompativeis com os argumentos utilizados nas câmaras onde o PS é poder....e é só ver as contas das outras câmaras. Os cidadãos sabem que as contas anuais das câmaras são o somatório dos mapas enviados mensalmente para algumas entidades públicas, por isso o PS não pode propalar que os documentos anuais são fantasiosos. Começo a acreditar que o PS do vosso concelho estava à espera de resultados negativos para poder dizer que em 2012 se gastou mais do que o que se devia, tal como aconteceu no meu concelho, e agora ficou sem rumo....e sem argumentos. Eu acredito que os Caminhenses querem o melhor para o seu municipio, podem é discordar de muita coisa, e isso é um direito e uma motivação que todos devemos ter para exercer a cidadania, mas o entusiasmo, justo e salutar, não deve fazer esquecer o respeito pelos eleitores e pelos votantes que nem sempre gostam que se diga mal por dizer...e mesmo parecendo que gostam de ouvir, ao virar de costas, mandam os mentirosos dar uma volta, ainda que em silêncio, ou em desprezo, porque não há nada pior do que o desprezo. Ha concelhos onde o desprezo tem sido o prémio para os maldizentes e para os malcriados...Caminha pode ser um dos casos. Uma Câmara que apresenta resultados positivos, discorde-se ou não, é salutar. Podemos discordar das restrições, da falta de obras, da falta de apoio social, dos subsidios às colectividades, mas uma coisa é isso outra coisa são os resultados positivos, ou seja, a receita anual maior do que a despesa e isso é sempre de louvar seja quem for que esteja no poder. Os cidadãos gostam que haja elevação e raramente premeiam quem se esquece desses valores de Abril. Interpretem como quizerem.

De Zé Tó a 16.05.2013 às 16:12

Vê-se logo que não és de cá e tentas confundir o essencial (a Câmara de Caminha tem uma enormidade de dívidas, é persecu´toria dos munícipes e não olha a meios para atingir os fins... vale tudo).
Eu sou de cá e, sinceramente, não me interessam os partidos nas autarquias. Quero lá saber do PS dos outros lados!!! Quero é saber do meu concelho que está um caos e cheio de políticos mentirosos, que têm medo da verdade. Se a presidente diz que tem dívidas e que elas estão na obra que deixa (???) como podem os documentos que apresenta para votação dizer o contrário.
Não se faça passar por quem não é: um psd empenhado em fantasiar a realidade, a isso chama-se demagogia barata. O POVO NÃO É BURRO E MERECE RESPEITO.

De fernando a 28.04.2013 às 17:07

cuidado com esta tropa toda!!isto é uma camada de falsos de chulos e de oportunistas! silvas,peixeira,padre e companhia lda ! sao todos songas sempre de sorrizinho na boca mas é gente muito muito perigosa e de mau caractér!quem nao for do grupo deles é um alvo abater!esta gente nao sabe o que é democracia sao vingativos e inpustores ! quem nao é por mim ,é contra mim como dizia salazar !!estão a espreita para o poder sao mafiosos profissionais!mas podem crer obçecados por a camara!

De Dragon a 23.04.2013 às 10:52

Quando a fadista, respondendo a uma crítica do PS, diz que é capaz de fazer milagres e por isso as contas são positivas, está tudo dito.
Nem milagres nem bruxaria, o buraco continua lá e está cada vez mais fundo. O resto chama-se engenharia financeira e desonestidade. Vale tudo para tentar fazer eleger o Flamiano. Depois logo se vê. Até lá há que esconder, para que o Flamiano, a filha do joão Silva, o Patrício e companhia fiquem à guarda dos segredos, não vá a PJ desenterrar mais coisas.

De o caminhense a 25.04.2013 às 23:04

O Senhor "Dragon" pode ir aos sites das Câmaras do Distrito e lá estão as contas validadas pela entidade pública. Diga depois aos caminhenses se as Câmaras socialistas não têm mais dividas do que as Câmaras do PSD! Precisamos de falar verdade. Todos sabemos que nos ultimos anos o municipio tem feito obras que não podiam« ser feitas com os 6 ou 7 milhões que recebe dos tais FEF's. Nenhuma câmara do País, seja de que partido for, seja a Guimarães ou a de Lisboa....onde o candidato do PS se "move". E diga também quanto devem estas Câmaras! Olhe...Lisboa deve, em 31.12.2012 - pelo que está na Internet - mas de mil e trezentos milhões....mas tem também a receber! E Viana? E Melgaço? E Monção? E Paredes de Coura? e Cerveira....que em 31.12.2011 deviam mais aos bancos do que Caminha...está escrito nas contas que estão no site da Câmara. Nos ultimos dias tenho lido nos jornais os desabafos dos Presidentes, e todos afirmam que reduziram a despesa, que diminuiram a divida, que tentam estabilizar a receita, etc. e o Jornal de noticias é um jornal fiável quando transcreve as declarações de cada presidente. Caminha deve...sempre deveu! Mas que Caminha aumentou o patrimonio - dizem os jornais! - em quase 57 milhões parece ser evidente que só se pode conseguir com ajudas comunitarias, com emprestimos e apenas uma pequena parte com os orçamentos municipais. Eu gosto de falar do meu Concelho com orgulho e com verdade e fica-nos bem olhar à volta, consultar os documentos disponiveis, e depois falar. Não estou a dar conselhos, não entenda isso, estou apenas a participar no blogue para contribuir para o debate.

De Amélia a 19.04.2013 às 11:47

Socorro!!! tirem esta gente daqui. Só tenho pena de não ver ainda alternativas sérias e capazes na ribalta. A CDU ainda não mostrou o candidato e até costuma ter gente de jeito, o problema são os fanáticos princípios comunistas que a todos assustam. O PS ainda não me deu a credibilidade necessária para apostar na mudança. O "mocito" que apareceu como cabeça de lista até dá dó. Os outros "mocitos" com que se faz acompanhar idem, idem.. Socorro o que via ser de nós.

De o caminhense a 25.04.2013 às 23:15

Pois é....o mocito está a ser pago pela Câmara de Lisboa, recebendo um salario mensal de mais de 2 mil euros....nos tais 62.000+Iva, que dá os tais 74.000€ para um "trabalho" de um ano e 10 meses a contar de novembro de 2011....ou seja, até às eleições autarquicas de Caminha, que são em Outubro!. Vejam o que diz este comentardor de um blogues à noticia que está na internet com este titutlo: Câmara de Lisboa contratou jurista externo por quase 80 mil euros. Em Dezembro do ano passado, a Câmara de Lisboa contratou um jurista por um ano e dez meses por 74.846,20 euros, apesar dos quase 300 juristas que existem na autarquia
Jorge Machado • Comentador principal • ESCOLA INDUSTRIAL INFANTE D HENRIQUE / PORTO .. e
Neste Pais ninguém, de gravata, vai preso!
Cerca de 280 juristas (afazer o que?) e, ainda mais esta contratação! A propósito, qual será a especialidade do senhor?
• 25 de Setembro de 2012 às 11:17
É deploravel as habilidades para viver à custa de uma Câmara PS e candidatar-se a outra....tem dinheiro a rodos e de forma ilegal. Para se receber donativos para campanhas é preciso declarar mas chamam-lhe contrato de prestação de serviços! As dezenas de comentarios a esta noticia devem ser vistos pelos Caminhense....até o Presidente da Câmara de Lisboa é insultado por se prestar a este tipo de financiamento contratando mais um serviço a um jurista quando tem cerca de 300 na Câmara de Lisboa! Dá muito nas vistas. Deveria ser obrigado a devolver o dinheiro porque assim começa cedo com expedientes ganhando milhares de euros!

De Ligia a 27.04.2013 às 16:46

É incrível como não consegue disfarçar a verdadeira identidade. E a D. Júlia lá tinha o power point para mostrar na AM, depois de um tal sujeito já ter posto o assunto há meses no Facebook.
Ai que falta de memória o senhor(a) tem. E então os 74 990,00 euros mais IVA, mais uns tantos ajustes diretos pagos ao Vellozo que não ganhou um caso que seja, mas representa a Câmara naquela PPP das Piscinas, que a Judiciária investigou e já mandou para o Ministério Público?
Querer comparar a Câmara de Lisboa com a de Caminha é obra. Sabe por acaso qual é o orçamento da Câmara de Lisboa e quantos habitantes há por lá? A Júlia fadista que é lisboeta devia informar-se mais sobre a terra dela e ter vergonha de dizer estas bacoradas.

De Anzol a 30.04.2013 às 13:32

Pois é sr. joão, o mocito está a assustar-vos. Além de temerem perder o tacho onde meteram tudo quanto era família e amigos ainda tem medo daquilo que se virá a descobrir quando forem corridos daí por indecente e má figura.
Se pensa que engana alguém, desengane-se, as suas manobras (já) são por demais conhecidas e os seus ódios de estimação não serão esquecidos.

De Lopes a 17.04.2013 às 14:20

Cada tiro, cada melro. Se o Flamiano é um tipo sério como pode conviver com esta gente?

De Águia a 18.04.2013 às 15:59

Caro colega espere mais uns dias que as revelações ainda não acabaram. A coisa ainda é pior.
Eles pensam que são espertos mas são burros até dizer chega... e meteram-se com quem não deviam... agora é tarde para lamúrias!

De fernando a 16.04.2013 às 22:47

é esta m.......... desta gente que temos a governar-nos!!eu tenho fé que o povo já acordou!

De Zorro a 16.04.2013 às 21:50

Receberam as cobranças da água ao longo dos anos, não pagaram ao fornecedor e ainda apresentam boas contas como se fossem meninos do coro. O que fizeram, alem de ser uma burla é do mais baixo que pode haver.

De o caminhense a 25.04.2013 às 23:27

Dizer que a Câmara recebeu as cobranças e não pagou só pode ser mentira porque TODAS as Câmaras recebiam e pagavam só que a factura das aguas era maior do que as cobranças, isto memso me foi confirmado pelos deputados socialistas na assembleia, daí que cerca de 150 câmaras discordassem das tarifas e contestavam uma parte - o que é justo! - e o Estado reconheceu, porque é o sócio maioritário das empresas das águas, e acertou as contas com as câmaras, perdoando provavelmente uma parte e criando essa linha de crédito conhecida como PAEL. Ao que sei as Câmaras PS do Distrito aproveitaram essa ajuda, nomeadamente Viana do Castelo, que é socialista! Depois não faz sentido alguns comentadores dizerem que vindo o PAEL o municipio aumenta o Passivo porque - qualquer cidadão sensato sabe - o Estado é o sócio maioritario das águas e o dinheiro do PAEL deve ir direitinho para liquidas as facturas, logo diminuem as dividas a fornecedores de curto prazo e aumentam os emprestimos de medio e longo prazo. Ñão há outra forma e qualquer comerciante da nossa praça sabe isso, e este meu contributo é para que não se misture combate politico com intoxicação de mentiras porque elas não ajudam a esclarecer os cidadãos e me beneficiam como oposição, por isso peço a vossa compreensão. Se damos tiros nos pés....os eleitores estão mais informados do que vocês podem imaginar e já lá vai o tempo das mentiras serem ganhadoras de campanhas eleitorais.

De Dragon a 30.04.2013 às 10:21

Ei, oh JOÃO SILVA, não seja cobarde e fale em nome próprio. Está aflito por ver o tacho em perigo para si e para a sua filha Liliana? Acabou a festa, é queimar os últimos cartuchos, que depois os processos começam a correr os seus termos e vocês todos estão bem tramados. Nos próximos 10 anos vão suar as estopinhas.
Tenha juízo, você nem caminhense é..
DÊ A CARA QUE NÂO ENGANA NINGUÈM. NEM AO VIVO NEM MASCARADO....

De Zé a 16.05.2013 às 16:17

Ficamos todos esclarecidos: a Câmara cobrou a água aos munícipes (que também a pagaram mais cara sem concordarem mas a autarquia podia cortar-lhes o seu fornecimento) e depois não pagou o que devia à entidade fornecedora.
Tanta treta para justificar o que não tem explicação, ou melhor até tem, chama-se má gestão, INCOMPETÊNCIA!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Abril 2013

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930



Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D