Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Comunicado do Núcleo de Caminha do Bloco de Esquerda


"Foi noticiada em diversos órgãos de comunicação social uma reunião entre dirigentes nacionais do Bloco de Esquerda e do Partido Socialista na passada quinta-feira, 21 de Março, para analisar propostas apresentadas pelo PS de possíveis coligações pré-eleitorais em alguns concelhos para as próximas autárquicas.

 

Das declarações finais de ambos os partidos, resultou a imagem pública de que todas as situações discutidas nessa reunião tinham o mesmo cariz. Em linhas gerais, corresponderiam a aritméticas orientadas apenas para a eleição de candidaturas socialistas, sem uma negociação política local que lhes desse um sentido sério de convergência sustentada em princípios fundamentais subscritos pelas partes e uma  organização de candidaturas com partilha de responsabilidades políticas assegurada.

 

Será assim em algumas situações. Porém, o caso de Caminha é completamente diferente. O processo resultou do sentir e da vontade diversas vezes expressa por muitas pessoas ligadas ao Bloco de Esquerda, ao Partido Comunista e ao Partido Socialista ao longo dos últimos anos, como a forma mais adequada de constituir uma alternativa forte à governação PSD no concelho. Houve muitas reuniões nos últimos meses. Primeiro com representantes locais dos três partidos e, após a segunda reunião, o PCP deu por finda a sua participação, não por discordar localmente do que se estava a construir mas por a orientação nacional do partido excluir qualquer solução deste tipo. Muitas reuniões se seguiram. O resultado foi um documento subscrito pelas organizações concelhias do PS e do BE para ser aprovado pelas direcções nacionais dos dois partidos. Um bom acordo e, principalmente, a base de um bom projeto para tirar a direita do poder autárquico no concelho e trazer uma nova esperança aos caminhenses.

 

O PS distrital e nacional aceitou esse acordo. O Bloco de Esquerda distrital também. O Bloco nacional entendeu que por se tratar de uma coligação apenas entre os dois partidos contraria a orientação que decorre da Moção aprovada na última Convenção Nacional.

 

O Núcleo do Concelho de Caminha do BE não considera que se possa inferir do texto da Convenção esta impossibilidade. Por isso aguardaremos pela próxima Mesa Nacional do Bloco de Esquerda (orgão máximo deliberativo entre convenções) para clarificar a situação e tirar todas as consequências políticas do que for decidido."


Original aqui

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:48


9 comentários

De Amélia a 05.04.2013 às 10:36

Este concelho até precisa de uma mudança drástica, à semelhança do país. Lamento é que nem com coligações de esquerda (alguma esquerda) lá se chegue.Resta-nos a esperança na criatividade e cuidado do PS na constituição das listas. Continuo a lamentar a aposta no desconhecido nas últimas eleições que deram como se viu um péssimo resultado. Insistem em ir buscar "iluminados", "desterrados" que nunca fizeram oposição no concelho para cabeças de listas e deixam para trás pessoas extremamente válidas no concelho que deram a cara pelo concelho. Provavelmente há uma razão válida, esperemos que alguém a venha explicar. Provavelmente este vai ser mais um como o Dr. Lousa, chegou do nada, perdeu, e desapareceu, parece que o único a ter algum ganho foi o próprio com um tacho para a esposa como "assessora" de um dito secretário de estado de direita. Continuamos sem uma aposta forte para tirar esta gente do poder. É certo que o PS tem muita gente que não interessa a ninguém, sem reputação alguma quer a nível político quer a nível pessoal e deve ter muito cuidado onde os coloca. Nomeadamente o Candidato, Dr. Miguel; deve escolher bem por quem se faz acompanhar nesta luta desenfreada que tem encetado para aparecer em todo o lado. Provavelmente não os conhece mas tenha cuidado poderá colocar muita coisa em causa.

Seria bom que o PSD fosse banido, mas vejo a situação difícil, nem com a ajuda do Bloco provavelmente lá chegam. Admiro a sede de poder do Bloco, ainda que contra ventos e marés. Como apartidária gostaria de uma mudança, mas de uma mudança séria e não mais do mesmo. Uma mudança sem vinganças ao passado, sem mais jobs for the boys, como iniciativa séria. Enfim, sonhar é um direito

De Néu a 03.04.2013 às 01:50

O PSD tem o Presidente da República, o Governo, a Câmara de Caminha e a Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora. Mas estes pobres da autarquia caminhense não conseguem nada com a Refer. Que humilhação apresentar um projeto e assumir os custos e receber uma nega. Não valem mesmo nada. E agora? O Zorro tem mais trabalho pela frente porque o assunto não está encerrado.

De Red Baron a 28.03.2013 às 19:41

O Flamiano não dá uma para a caixa. Por causa da passagem de nivel encerrada em VPAncora, que o Zorro teima em abrir, decidiu apresentar à Refer uma proposta de abertura para peões, em que a Câmara se comprometia a suportar todos os custos. Está tudo no site da Camara.
Afinal a montanha pariu um rato, porque a Refer já respondeu negativamente, continuando a defender o encerramento da tal passagem de nivel.
Vamos lá ver se a Camara tem agora tomates de pôr a resposta da Refer no seu site ou vai meter o rabo entre pernas.

De Ligia a 01.04.2013 às 13:00

Acordaram tarde de mais. Tiveram quase DOZE ANOS para trabalhar em prol dos interesses do concelho e da população. São burros se pensam que as pessoas se deixam enganar assim. Os empresários não são bolas de bilhar. Sabem bem o que é preciso só não tiveram quem os apoiasse ao longo destes quase DOZE ANOS.
Quando havia dinheiro, quando havia possibilidades de desenvolvimento, quando havia oportunidades de investimento. A gestão do Flamiano e da D. Júlia Paula foi medíocre, incapaz.
Por falar na senhora. O que anda ela a fazer. Atira o Flamiano para todos os sítios onde pode ser visto e ela ganha o ordenado todos os meses. Houve autarcas se também quiseram promover os "vices", mas tiveram a coragem de parar, se retirar mesmo e não de continuar lá, na sombra, a encher os bolsos e a ditar as leis para o palhaço cumprir.
É uma tristeza.
O PS deve continuar a apostar numa convergência com gente de bem, venha ela do BE, da CDU ou até do PSD, onde não há só oportunistas e gatunos.

De Águia a 27.03.2013 às 16:44

Os retrógrados são os de Lisboa. Espero que o Paulo Bento e companhia lhe dêem a resposta que merecem. Caminha precisa de uma alternativa séria, com o PS e os partidos à esquerda. Se bem que isto não é um problema de direita ou esquerda é de seriedade ou corrupção, de esperança ou de mais do mesmo.
Faz-me rir o modo como os comerciantes estão a ser assediados pelo Flamiano. Coitado, pensa que os nossos empresários são lorpas. Onde esteve ele e a patroa estes anos todos. Parece que chegaram agora.
Ela já só recebe o ordenado e os chorudos suplementos, não tem a mínima vergonha. O vice parece uma barata tonta. Aquela da derrama então é de deitar as mãos à barriga. Pois, quando já não houver lucros ou empresas não se cobra.
O Flamiano é mesmo um palhaço, presta-se a um papel ridículo - há limites, até na política, mas o desgraçado ainda não percebeu.

De fernando a 28.03.2013 às 16:46

exatamente sr águia!!!agora anda muito preocupado com o problema da passagem de nivel do teatro!!durante estes anos onde andou o flamiano e companhia?agora interessa porque estamos em campanha!!o povo já acordou!!

De A. P. a 27.03.2013 às 12:00

Continua a ditadura dos aparelhos partidários, que se estão borrifando para os interesses e convergencias locais. A CDU está a definhar por todo o lado e em Caminha isso é por demais visivel, fruto de uma ultraortodoxia centralista. O Bloco continua a ter muita dificuldade em lidar com as suas diversas sensibilidades internas e também em Caminha se pode apreciar isso.
Curioso é que este comunicado não atira, como de costume, a culpa para o Partido Socialista. Desta vez é o Bloco a assumir culpas em conjunto com a CDU por um eventual fracasso da coligação.

De Lopes a 26.03.2013 às 14:44

A ideia é positiva mas parece que o BE está a pôr-se em bicos de pés. Porquê?

De fernando a 26.03.2013 às 22:39

eu tambem acho que sim sr lopes!!tem toda a razão!!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Março 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31



Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D