Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Eleições Autárquicas 2013

por pubicodigital, em 25.09.12

As eleições autárquicas devem decorrer, sensivelmente, dentro de um ano e parece já haver algum movimento à volta de algumas candidaturas. Nestas eleições, uma boa parte dos presidentes de Câmara não podem ser reeleitos (embora possam candidatar-se noutros Concelhos) o que irá provocar algumas convulsões sucessórias. No Distrito de Viana do Castelo, os actuais presidentes da Câmara de Caminha, Vila Nova de Cerveira, Monção, Melgaço, Paredes de Coura e Arcos de Valdevez não serão reeleitos, dando o lugar a novas figuras, a novos protagonistas.


Em Caminha, fala-se com insistência que será Flamiano Martins o candidato do PSD, mas face ao desgaste político do actual executivo, há sectores deste partido que se opõem a esta candidatura, preferindo outras personalidades externas ao círculo de Júlia Paula Costa.

Nos partidos da oposição ainda não se identificam quaisquer candidatos, sendo certo que do lado dos socialistas parece existirem diversas alternativas. Quem parece caminhar para o esgotamento e para um estado de profunda debilidade é a CDU, notando-se cada vez mais a falta de combatividade e sentido de oportunidade a que esta força política nos habituou.

O Bloco de Esquerda perdeu, provavelmente, a oportunidade de ter feito um resultado histórico nas últimas eleições (face a uma candidatura menos conseguida do PS) e no próximo ano terá de renovar e dar mais consistência às suas listas e às suas propostas.


O Pubicodigital deixa aos seus leitores um desafio: Partilhem connosco as vossas preocupações acerca do futuro do Concelho de Caminha. Que tipo de desenvolvimento querem para os próximos anos? Quais as áreas e que medidas deviam ser prioritárias para os futuros gestores autárquicos? Como resolver a grave crise financeira que entorpece a Câmara de Caminha?


Estas são algumas perguntas que gostaríamos (entre outras) de ver reflectidas no Pubicodigital.

Reiteramos o apelo para que não seja usada linguagem ofensiva, nem questões insidiosas, sob pena de não podermos publicar o comentário.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:51


15 comentários

De Sofia Calheiros a 01.10.2012 às 02:45

Então o Humberto Domingues vai em 2º na lista para a Câmara pelo PSD ! Cá por mim ele é o mais inteligente de todos já que está mesmo a prever que o Flamiano vai ter sérios problemas com a Justiça e , perante isso, já existe uma ' reserva da nação '! Eles sabem-na toda. Até ao dia ...

De Joaquim Lira a 26.09.2012 às 11:10

Estamos todos cansados destas trapalhices e destas cumplicidades que arruinaram o concelho e fazem com que falem mal de nós em todo o lado. As querelas, as trafulhices, as perseguições. Tudo isto tresanda a podridão e tem de ser enterrado de vez, varrendo-se todos os que estão ligados a este estado de coisas.
BASTA
Precisamos de pessoas diferentes, sem rabos de palha, que rejuvenesçam esta podridão e tragam ideias novas e vontade de trabalhar.
Temos de sair deste atoleiro.

De Red Baron a 28.09.2012 às 22:12

Assino por baixo. estes tipos levaram o Concelho à ruina e ainda estão armados em santos e donzelas. São autenticos calhaus com olhos e pensam que todos são como eles. Todas as falcatruas devem ser denunciadas e o pubicodigital tem a responsabilidade de as tornar públicas. tenho a certeza que a PJ lê este blog.

De Ana a 12.10.2012 às 12:59

Espero bem que tenhas a certeza que a PJ lê este blog porque realmente se é uma certeza que lê a PJ e todos os órgãos soberanos que com todo o seu direito, autoridade e justiça vão acabar com este bloguesinho de gente cobarde, maldizente e mentirosa que nada daquilo que diz consegue provar. Espero que seja feita justiça. A justiça dos homens e não de ratos que se escondem atrás de um monitor para satisfazer as suas frustrações e rasgos de maldade. Se são vigaristas provem!!! Se vão para o Brasil as nossas custas, provem!!! Se ainda existe ditadura no concelho de Caminha, provem!! Provem tudo e ai toda a gente dará a mão a palmatória Ate lá... batam com a cabeça na parede que deve ser mais produtivo e no máximo incomodam os vizinhos. Quando a justiça for feita pela vossa dita PJ espero que vocês que tanto arrasam com a imagem de tanta gente sejam os primeiros a ser punidos. Porque neste pais de direito que ainda vivemos, difamação e ofensa a integridade moral ainda são CRIMES!!!


P.S. Não se esqueçam que hoje em dia é muito fácil chegar a quem esta atrás de um computador a debutar barbaridades e eu pessoalmente vou adorar!!!!!


QUE SEJA FEITA JUSTIÇA !!!!!!!!

De Anónimo a 26.09.2012 às 10:22

Estamos mesmo em crise política neste concelho. O PSD está como se vê, uma tragédia. O PS, enfim, com a concelhia que apresenta, até doi. Os que estão nos lugares cimeiros não mostram qualquer condição ou competência para chegar ao poder. O melho que o PS tem está fora da concelhia. Deixaram lá o Lima que não quer acabar a carreira a arrumar papéis nas finanças. O número 2, não passa de um crápula que na eminência da ETAP lhe dar o chuto, quer um tachito para se governar. Os seguintes coitados, entre "presos e presas" nenhum escapa. Onde estão os verdadeiros socialistas desta terra para realmente dar a volta. Tenhamos esperança numa oposição como deve ser CDU e BE. Ou quem sabe uma coligação??? Agurademos

De Zorro a 26.09.2012 às 14:58

É evidente que não concordo com as suas afirmações generalistas, tipo “os meus é que são bons, os outros são uma m…”
Isto porque ao considerar que no PSD ou no PS são todos uma desgraça, é falso. Em todos os partidos há gente boa e gente que não presta, incluindo a CDU e o Bloco. Se acredita (com sinceridade) nessa sua divisão de bons e maus, repartidos pelas bandeiras que empunham, então duvido que alguma vez consiga dar a este Concelho um contributo positivo.
Quer o senhor Lima, quer o tal “crápula” são pessoas de reconhecido mérito profissional e académico, com um longo percurso de militância política e que nunca viveram à custa de ninguém, muito menos da política ou de cargos políticos.

De Luciano a 26.09.2012 às 23:09

Concordo. Ser bom ou mau não é uma questão de cor partidária. Temos é de estar atentos e ser justos, para podermos escolher o que é melhor. Tomara que o nosso concelho estivesse bem servido - não está. Eu por mim estou cansado disto e conheço muitos que pensam como eu.
Ter o poder na mão muitos anos aguça apetites e corrompe. Alguns cedem e não sabem parar. Foi o que aconteceu a este PSD. Não quer dizer que o partido não tenha gente boa.
Chamo a atenção para a reunião extraordinária de amanhã, em que a Câmara vai aprovar o resgate financeiro, endividando-se novamente. Temos de saber quanto isso nos vai custar e de que forma seremos onerados e obrigados a pagar taxas e impostos mais caros, assim como bens e serviços.
Temos de saber o que aconteceu. Não é dramático que as câmaras se endividem, o problema é que entre nós é a regra e já estamos até ao pescoço.
Estejamos atentos. Temos de exigir à maioria e à oposição responsabilidades. Uns porque fazem o que querem e lhes sobra tempo, os outros porque os deixam fazer e não denunciam.
Vamos ver amanhã.

De Anónimo a 04.10.2012 às 09:47

O problema é que os partidos deveriam ir buscar o que tem de melhor neste momento. O PS tem muito por onde escolher e podia fazer escolhas acertadas e credíveis para dar a volta a isto. Aliás o problema do PS tem sido sempore um problema de escolhas acertadas. Alerto que um político não se avalia só pela sua carreira política mas também pela reputação pessoal e social. Convem também esclarecer o conceito de carreira política. Para ter carreira não é apenas ter um cartão de determinada cor há x anos. Ter carreira é ter partricipação ativa e credível, é dar a cara, é aparecer é fazer opinião. Reitero a minha posição o PS tem que rever as suas escolhas para que consiga chegar a algum lado. Não é por a situação política estar de rastos com o PSD que o PS deve mandar "os putos" para a luta.

De Leo a 26.09.2012 às 18:58

Vai haver uma surpresa e, se calhar, rebenta uma bomba antes do previsto.

De JC a 25.09.2012 às 23:11

Temos de estar atentos e exigir responsabilidades a quem as tem. Soube hoje que a Câmara já está a preparar novas faturas para a água, resíduos e esgotos, onde vai incluir aumentos, por causa precisamente do resgate financeiro que vão aprovar esta semana.
A lei do Relvas obriga as câmaras em dificuldades a aumentar as receitas ou a racionalizar os seus custos de funcionamento.
A câmara de Caminha vai recorrer ao crédito mais uma vez para pagar dívidas e fazê-lo à custa da receita, taxando mais os munícipes e levando os impostos para os limites.
É o que vai ser aprovado na câmara e na assembleia municipal.
Isto é intolerável porque não somos responsáveis pelo descalabro.
É bom que as próximas eleições tragam gente honesta, que não tenha ligações a este desgaste, a este desfilar de suspeitas e de falta de vergonha.
Esperamos do PS, que é o partido melhor posicionado, uma escolha credível e limpa. Alguém com coragem e que saiba rodear-se de quem tem competência e não de uma roda de falhados e chupistas, como estes fizeram, levando para altos cargos gente como o João Silva ou o filho do Mouteira, ou o que foi corrido de Barcelos. Essa gente não presta, nem para ajudar a Júlia Paula. Que sirva de emenda aos que vêm a seguir. Estes só olham pelos seus bolsos e pelas cunhas para os amigos e para os familiares mais próximos.
Dos restantes partidos espera-se que saibam reconhecer a gravidade do momento por que passamos, que esqueçam rivalidades entre si ou com o PS e que se unam numa só voz pelo nosso concelho.
O PS também tem de ser deixar de clubismos.
Ninguém perdoará ao PSD pela chafurdice e pelo buraco em que nos meteram, fazendo-nos passar pela vergonha de ver aparecer o nosso concelho em todas as televisões por causa da Polícia Judiciária.
Está na hora de virar esta página negra e começa a ser tempo de se falar a sério de alternativas.

De Isolina a 25.09.2012 às 22:55

A primeira medida é uma limpeza e uma clarificação, para que setermine o clima de suspeição e se arranque para uma nova era, que as próximas eleições não poderão deixar de trazer a Caminha.
É ponto assente que deve ser feita uma auditoria independente, para se saber o que aconteceu às contas da autarquia, para se chegar a este estado de falência, que só tem sido tapada com buracos.
Se houver responsabilidades a apurar elas devem ser apuradas, para além das investigações já em curso por parte da Polícia Judiciária, que terão também esses assuntos em estudo, mas não da forma total como o processo deve ser feito.
Não se trata de uma caça às bruxas. As perseguições devem morrer com este executivo. Simplesmente temos direito de saber o que aconteceu e como se chegou ao ponto em que estamos. Depois é fechar a porta e seguir em frente, porque temos de ter futuro para nós e para os nossos filhos.

De Joaquim a 25.09.2012 às 22:40

Ou muito me engano ou não vamos ter a "sorte" de ter o Flamiano como candidato.
Digo sorte porque é um falhado, um tapete onde a Júlia Paula limpa os pés, mas vai ser o primeiro a tramar-se. É a certeza da derrota.
Ele tem fortes hipóteses de ir mesmo dentro nesta operação da Polícia Judiciária e o PSD vai ter de arranjar outro às pressas. Teria de ser fora deste circo, mas onde? O Humberto não serve, tem muitos anticorpos e toda a gente se lembra como foi também um vendido que, corrido da câmara, meteu a viola ao saco em troca do tacho no instituto da toxicodependência. Nessa altura o governo era laranja e o arranjinho encaixou à medida. Ninguém lhe ouviu uma palavra de oposição enquanto esta cambada limpava os cofres, viajava pelo Brasil e arredores à nossa custa e endividava a câmara com empréstimos atrás e empréstimos praticando uma gestão danosa.
O Manuel Marques tem culpas no cartório e a fidelidade à Júlia, mesmo fingida, vai ser-lhe fatal - estão todos arrumados.

De José a 25.09.2012 às 19:42

O PSD com o Flamiano não vai a lado nenhum. Tem de arrumar a casa, correr com o João Silva e com a estratégia de ódio, perseguição e terra queimada. Há gente no PSD que nada tem a ver com estes senhores, mas tem de se demarcar quanto antes, pois se o PS embala com uma boa candidatura não há quem os segure. O Humberto Domingues se entrar na lista tenho a certeza que consegue um bom resultado no Vale do Âncora.

De Maria Clara a 26.09.2012 às 04:21

Concordo. Só que o Humberto Domingues apesar de não ser uma figura que arraste multidões e não seja comicieiro, é demasiado sério para se deixar envolver numa lista queimada onde estão todos condenados a ter problemas com a Justiça tantas as aldrabices em que se meteram. Só me admira o H. Domingues ter aceitado ficar na lista da Concelhia do PSD. Isso é que me espanta a não ser que queira rebentar aquilo por dentro. Em política tudo é possivel. Então não é que eles querem meter a Julinha para residente da Assembleia Municipal? Nessa altura o pretigio dessa senhora andará pelas ruas da amargura, mais do que atualmente. Anda tudo doido.

De Manuel João Pires a 25.09.2012 às 19:02

Voto de habitude no partido socialista. Mas se desta vez achar que a lista é feita como da ultima vez, prefiro não votar. Agora podem ter a certeza que nestes que l´´a estao preferia partir a mão e andar com ela engeçada tres meses.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


calendário

Setembro 2012

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30



Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D