Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Finalmente, o Governo extinguiu os Agrupamentos de escolas do Vale do Âncora e do Vale do Coura para criar um mega agrupamento com sede em Caminha e que engloba todas as escolas do Concelho de Caminha.

 

Este processo já se arrastava há vários anos, mas o Ministério da Educação sempre recuara face aos argumentos e protestos das autarquias e das comunidades escolares envolvidas.

Desta vez, fazendo orelhas moucas aos argumentos invocados, foi publicada a lista de várias dezenas de agrupamentos que irão dar lugar a mega agrupamentos, sem terem em conta a qualidade do ensino ministrado.

 

Estranha (ou talvez não) tem sido a posição da Câmara Municipal de Caminha e das Juntas de Freguesia envolvidas, principalmente a de Vila Praia de Âncora, que se mantem em silencio, sem mobilizar cidadãos e vontades para a luta contra mais este atentado ao poder local e à autonomia das escolas.

Não se pode escamotear a Carta Educativa, aprovada com pompa e circunstancia por este executivo camarário e que agora é deitada ao lixo, nem a expressa vontade das comunidades escolares e Assembleias de Freguesia que desde sempre se manifestaram contra a fusão dos agrupamentos.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:22


19 comentários

De Caminhense a 01.02.2013 às 09:46

Os ancorenses sempre foram burros e masoquistas. Não sabiam? Numa situação destas veem pra aqui discutir ancorensis e eb em vez de se centrarem no essencial que é o de serem sempre lixados pelos gajos em quem votam. Via o Marques! Viva o Flamiano e todos os migueis de vasconcelos que se dizem ancorenses. Alguém ouviu uma palavra da julia paula sobre este assunto... Totós!

De Zangas Man a 31.01.2013 às 15:15

Esta Câmara não presta mesmo pra nada. Estão a fazer o jeito ao governo que é da mesma cor. Se fosse a um munícipe iam já para tribunal mas como é p'ra lixar os ancorenses não importa que eles gostam e votam neles. O treteiro do Marques dá uma ajuda preciosa a fingir que gosta de âncora.
Os ancorenses têm o que merecem: ser tratados como mentecaptos.

De ausente a 30.01.2013 às 00:06

Sr. Anonimo por falar em " boyzitos" será que o senhor é que anda com os " cornos"?
O que tem o sr. a dizer em relação á associação de pais da EB?
Eles fartam se de trabalhar, fizeram um invento jamais visto (cortejo de reis), será que o sr. também colaborou, ou apenas espiou! Que eu saiba, na EB trabalha-se, não se vive á sombra de um estatuto!
O melhor é falar das coisas quando se tem conheçimento de causa... dor de cotô, azia!`
É como se diz, só fala de orelhas quem é orelhudo!

De A.P. a 23.01.2013 às 14:08

Do presidente da Junta não ha nada a esperar. È um lacaio da Julia Paula e do partido. Está-se nas tintas para a sua freguesia. Ele nem é de Ancora.
Do Flamiano também pouco se pode esperar. Parece uma barata tonta que não sabe para onde se deve virar.

De Torcato a 24.01.2013 às 15:48

O que é que queriam. Estão todos reformados. O Marques com uma boa maquia e a Júlia Paula igual. São 2000 euros mês que já lá cantam. Reformada aos 47 anos, não se lembram. Ela ainda fez "melhor" - tem a reforma garantida e continua a receber o ordenado da Câmara com todas as mordomias e viagens pagas para fazer turismo e visitar a família.
O Flamiano é um trouxa, mas vai levando o dele. Já viram a cara de comprometido com que anda este lacaio de todos? Pois, mas a mama compensa.
Querem lá saber do povo, dos desempregados, da falta de investimento, das portagens ou os agrupamentos.
Dizem que são "contra", pois, o Passos Coelho é capaz de dizer o mesmo. Que é contra a miséria, contra o aumento de impostos, contra mais portagens. Mas faz. É a hipocrisia levada ao absurdo e nisso a corja da câmara está à altura, Marques e companhia. O povo que se lixe....

De Leão a 23.01.2013 às 11:01

Olha a pergunta. Nada. Olham para o lado e assobiam.
Se alguém insistir muito dizem que são contra, blá, blá, blá.
Eles não querem saber de Vila Praia de Âncora. Olhe-se o Cine-Teatro. Foram comprar o de Caminha e fazer obras. Em VPA deixaram perder um financiamento que pode nãos e repetir, porque a Câmara não quis dar o restante.
A obra do nosso quartel de bombeiros é uma vergonha.
Agora o hipócrita do Flamiano diz que é contra a destruição do agrupamento de VPA. Contra? Oh melro, então não és dirigente do partido do Passos, não presides à concelhia. Que tal demitires-te se o governo insistir neste atentado?
Era de homem, mas tu escondes-te atrás das saias da Júlia Paula e esta “tá nem aí”.

De Anónimo a 23.01.2013 às 00:23

Pergunta pertinente, como a criação do mega agrupamento qual o futuro da Ancorensis ?

De Diana a 24.01.2013 às 14:59

Agora é que o João Silva faz mesmo questão de pôr a filha Limiana a mamar mais, como vereadora a tempo inteiro. Vamos lá a ver se ela não aparece na listinha do PSD em lugar potencialmente elegível. Agora que chutaram a Taxa. Quem terá puxado os codelinhos? terá sido o papá?

De Anónimo a 25.01.2013 às 12:47

De saúde e recomenda-se.

De Anónimo a 25.01.2013 às 12:58

Então a Diretora da EB não tinha organizado uma associação de pais, formada por professores da própria iunstituição e liderada por um "boyzito" do PS para lutarem contra a fusão? Então onde estão os frutos? Ou então essa associação só serviu para alimentar o ego a alguns, fomentar o ódio à Ancorensis e levar alunos para Caminha. Sim, porque alguns dos membros dessa associação já colocaram os seus filhos a estudar em Caminha (foram visionários e agiram por antecipação à fusão).
É lamentável a fusão e a perda do agrupamento em Vila Praia de Âncora mas mais lamentável é ter uma escola liderada por uma senhora que odeia Vila Praia de Âncora, que fecha a escola à comunidade, que corre os pais à vassourada da escola. Só se preocupou com a fusão quando percebeu que perdia o lugar.

De retromerdario a 26.01.2013 às 17:35

Isso é azia, não?

De ruivenceslaupinto a 28.01.2013 às 14:41


Azia? Cobardia! Mal informado! A diretora perder o lugar? Pensas que ela precisa de andar a lamber botas para manter o emprego como os professores da ancorensis ? A tua indigestão percebe-se de onde vem.
Grandes aqueles que despertam a inveja dos pequeninos de caráter!

De atento a 28.01.2013 às 21:25

Azia ,não ! Este cooperante da Ancorenses(anonimo...) sente a barriga a apertar ! Durante anos foi um fartote para os apoiantes do Cerqueira e da Taxa (CDU e PSD ) Os Professores vinham de Viana (cdu) e tambem de outros pontos fora do nosso concelho (psd,pois claro !!!) .De V.P.Ancora eram meia duzia ,entre eles um "lambão" ,marido de uma cooperante que ganhava 2 horas por dia a " ler jornais na biblioteca !!!!". Os professores da EB são colocados sem cunhas !!! Talvez o sr anónimo tenha ajudado a criar a manifestação contra a EB baseada numa história FALSA de uma violação ...( junto com a psicologa) .A associação de pais do "colégio" era presidida por um professor (Joaquim Celestino Ribeiro ) emporrado pelo Cerqueira e tem ,ou tinha, outros caciques emporrados pela Ancorensis !!! Apoiaram a carta educativa do concelho ,uma autentica aberração que levou á criação do agrupamento de Dem ( já fechado !!! ) e que custou muita massa á autarquia ! Ninguem ouviu na Ancorensis contestar a carta educativa que levou á situação actual ! A Ancorensis serviu tambem para pagar faturas de Viana...(o bolo que vinha do ministerio da educação (?) dava para tudo !) entretanto o rato do Cerqueira fugiu ...sr ANÓNIMO cale-se ! Pode ser que a judiciaria venha um dia ter consigo...e com outros ! A eb é um exemplo de gestão que até faz medo á eb1+2 de Caminha ...Nada tenho a ver com as escolas mas magoa-me a injustiça de certas criticas cobardes de anónimos !!!Passe bem , sr anónimo !

De Amélia a 14.02.2013 às 15:59

Digam mal à vontade, essas ações ficam com quem as pratica, mas por favor estejam atentos aos erros de português. Fica mal gente ligada a escolas ou associações, ou lá o que isso é, dar erros tão crassos.
Não se escreve EMPORRADOS mas sim EMPURRADOS.
Valha-me deus, como é que se podem validar críticas de quem não sabe escrever!!!

De JR a 29.01.2013 às 11:28

Este anónimo está tão à rasca que até faz impressão. Ele está a borrifar-se para o facto de haver fusão dos agrupamentos. Aliás parece que até está contente. O que é feito daquela associação nomeada pelo cerqueira liderada por um professor da ancorensis que se dedicava a falar mal da EB? Que escrevia cartas à DREN a queixar-se dos pais que fundaram uma outra associação de pais que tem feito um excelente trabalho? Pois eu também acho que a azia é muito grande e o ódio ainda maior. Mas lembre-se o anónimo covarde que quem semeia ventos colhe tempestades. Defina-se e diga se é a favor ou contra a fusão dos agrupamentos. Mais lhe digo, anda a dormir na forma ou acha que a ancorensis é uma escola onde não se passa nada e que os alunos são anjinhos e os pais os melhores do mundo? Toda a gente sabe que por aí há bullyng, droga... como infelizmente na maioria das escolas. Agora lhe garanto porque tive um filho a estudar na ancorensis e tenho outro na EB e asseguro-lhe que nunca vi droga na EB mas já vi alguns alunos da ancorensis a consumi-la à porta da escola. E mais não digo! Respeite quem trabalha, lamba menos botas, seja mais educado, não chame nomes a quem trabalha e deixe de ser preguiçoso: TRABALHE!

De Diácono REmédios a 29.01.2013 às 11:37

Este comentário deve ter sido encomendado ao moço de confiança do Cerqueira (o prof. Celestino) que com a psicóloga servem a CDU e, por isso, contribuem para fomentar o ódio à melhor escola da nossa terra quer em instalações, gestão e corpo docente.
Parece que só na ancorensis é que há doutores nas outras escolas só "boyzitos", "vassouradas" e "gente com medo de perder o lugar". Olha anónimo, deixa-te de coisas e não ponhas nos outros aquilo que tu és. Se fosse a Diretora da EB eu sabia o que faria mas ela tem aquilo que te falta: escrúpulos.

De Anónimo a 29.01.2013 às 20:50


Não apenas escrupúlos, mas honradez de carácter e profissionalismo. Pelo que tenho observado e pelo que tenho ouvido aos meus conterrâneos ,e alguns conhecem-na bem, é uma mulher que nunca cedeu aos manipuladores, aos interresseiros e aos politiqueiros...provalvelmente pagando um preço alto ...mas curvo-me perante a tenacidade de quem acredita no que faz e que não sendo da nossa terra zelou para que a EB fosse uma das, senão, a melhor escola do distrito.
Se a decisão de fusão dos dois agrupamentos é irremediável, para bem da escola da nossa terra e para bem da qualidade do ensino do concelho desejo que ela não bata a porta...porque é o que alguns merecem...
A força de sempre! Bem Haja!

De anónima a 29.01.2013 às 21:24

Sou mãe de um aluno da eb continuo pobre mas á quinze anos era ainda mais pobre tão pobre que os meus pais por vergonha pois nem roupa decente tinha não permitiram que eu fosse a frança com os meus colegas da escola. A desculpa era qque não deixavam e todos acreditaram menos uma pessoa que apareceu um dia de noite em casa dos meus pais. Nunca soube o que ela lhes disse só que os meus me abracaram e deixaram me ir a frança e sabem eu fui a aluna mais bem vestida.
Já não se lembra de mim mas fico tão feliz quando o meu pequenote me diz hoje falei com a diretora e dei-lhe um beijinho e isto chega-me. Cale-se sr.anonimo!

De Anónimo a 29.01.2013 às 21:47


Mas o cacique não levou um pontapé no rabo? Apesar de estar na mó de baixo continua com as pulhices ... ?Casalinho maravilha! Não há dúvida que quem semeia ventos colhe tempestades! Cá se fazem, cá se pagam! Para quando a próxima manifestação dos "sem cédula " da nossa terra?

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Janeiro 2013

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031



Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D